quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Motivação e BS


A motivação é um assunto que acho particularmente interessante no que diz respeito, acima de tudo, ao exercício. Também à alimentação, claro, mas esta requer uma compreensão mais profunda de quais são, exactamente, as razões pelas quais nos alimentamos de forma errada e às vezes pode ser um pouco mais que "falta de motivação", o problema.
Mas afinal, o que é a motivação? Será que existe uma definição que se possa generalizar? Eu não acredito nisso.
Não consigo dizer exactamente se estou motivada quando estou cheia de vontade de ir para o ginásio ou se a verdadeira motivação surge naqueles dias em que me apetece imenso dormir mais uma hora mas mesmo assim obrigo-me a levantar-me para o meu treino matinal...
Na verdade, parece que agora "motivational speaker" é uma nova profissão... Parece que imensos gurus surgem de todos os cantos com a receita infalível para que, de um dia para o outro, viremos a nossa vida do avesso e passemos de desempregados, alcoólicos que passam o dia sentados no sofá a saudáveis executivos (bodybuilders nos tempos livres) cuja adjectivação nunca foge muito às palavras "empreendedor, dinâmico, proactivo"...
Não faltam receitas INFALÍVEIS, desde fingir que a conta da água é uma notificação de um prémio em dinheiro, até escrever 100 vezes por dia o(s) objectivo(s) de vida, até abolir certas palavras do vocabulário (imaginem não poder dizer a palavra NÃO!)... E todas elas funcionam para toda a gente, desde que se esteja a segui-las à letra e com toda a seriedade! Onde raio é que eu já ouvi isto?!?! Oh wait, é exactamente o mesmo discurso da treta que é usado com as dietas! Há sempre alguém que tem a fórmula infalível e, obviamente, por uma módica quantia, está disposto a partilhá-la connosco! Mas continua a haver tanta gente sem sucesso... E gorda...? Pois claro, não seguem a "receita" à risca! DUH!!!

Ora eu também não tenho nenhuma receita... E não papo essa de que se escrever 400 vezes uma coisa ela se torna real... Nem se pensar nela com muita força... Para mim, é um monte fumegante de bullshit! Se funcionou para alguém? É possível... Não faço ideia... Se funciona POR ESSA RAZÃO... Duvido!

Comigo, funciona abraçar o esforço, funciona sentir "prazer" nas dores musculares, funciona ter orgulho em recusar as tostas... Porque se olhar só para o objectivo sem abraçar o processo, ele parece-me a anos-luz de distância, parece-me inatingível... E ninguém quer sofrer por algo que não pode ter, certo?

Por isso não é o futuro que tem de me motivar, não é o corpo que hei-de ter, não é a ideia de voltar a comer isto ou aquilo! O que me motiva é o plano para lá chegar, e se o plano A não resultar, resultará o B, o C, o D... ou o Z! O que eu gosto é de cada vez mais me fazer confusão passar um dia sem ginásio ou cometer um pecado na alimentação... Porque já não é o exercício físico e a alimentação para atingir um objectivo: é o meu estilo de vida!

E pronto, confesso que também gosto "fitspo" que são, basicamente, imagens daquelas que tantas vezes aqui publico que é suposto (lá está XD) motivarem-nos a ser saudáveis... Umas têm frases, outras fotos de pessoas em forma, outras comparações antes/depois, outras informação de alimentação... E se por um lado se encontra muito cliché parvo, por outro há uma ou outra coisa que gosto mesmo de ver! Oh well..

E vocês? Onde encontram motivação?

Bons treinos e boa alimentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário