quinta-feira, 19 de novembro de 2009

52% dos Portugueses têm excesso de peso!

Pois é, tinha de saber uma notícia destas para regressar...
Uma grande percentagem destes portugueses são crianças que crescerão para ser adultos com Diabetes Tipo II, colesterol, dificuldades respiratórias....
Não é só uma questão estética... Pelo menos JÁ não é só uma questão estética... Temos de combater cada vez mais os nossos maus hábitos alimentares de forma a não os passarmos a gerações futuras!
Claro que vão continuar a existir cadeias de fast food, claro que que vai continuar a existir todo o tipo de guloseimas no mercado que nunca deixarão de atraír as crianças...
Ainda assim, a alimentação de um indíviduo é baseada essencialmente naquilo que o mesmo foi ensinado a comer e "ensinado a gostar"...

Dito isto, como já está provado que não sou lá grande coisa a seguir dietas, hoje depois de pensar durante um bocadinho resolvi fazer uma aproximação diferente. Vou estabelecer um conjunto de regras que NÃO posso quebrar. Se quebrar, NÃO posso compensar, ficará a pesar no meu corpo e na minha consciência!

Como verão, são regras muito básicas que ao fim e ao cabo todos deveríamos seguir, mas o problema é que as desculpas para não o fazer estão SEMPRE na ponta da língua (contra mim falo).

REGRAS:

1. Excluír os fritos.
2. Excluír o álcool à excepção do consumo moderado de vinho TINTO bem como refrigerantes e sumos com açúcar adicionado.
3. Excluír os snacks, nomeadamente batatas fritas (e também snacks de queijo, milho, etc..), as bolachas (a não ser que sejam caseiras e se tenha bastante cuidado na sua preparação). Os únicos snack permitidos SÓ QUANDO NÃO HOUVER ALTERNATIVA são as barras de cereais LIGHT.
4. Ingerir diáriamente PELO MENOS 1 peça de fruta.
5. NUNCA fazer uma refeição só com proteína+hidrato, incluír SEMPRE vegetais.
6. Ao jantar, é preferível que os hidratos venham de leguminosas e sejam consumidos em menor quantidade ou mesmo dispensados.
7. O prato divide-se em 2 metades, uma delas é para vegetais e a outra é novamente dividida ao meio para as proteínas e para os hidratos (respeitando a regra acima - ao jantar mais proteína e menos hidratos).
8. Consumir produtos frescos e variados,  quando possível comprados no próprio dia e em pequenas quantidades.
9. Preferir estufados, salteados e grelhados a refogados  e, optando por refogados, refogar o mínimo de tempo possível e em azeite.
10. Evitar DOCES no geral... Apenas permitidos os caseiros, tendo tido o cuidado de os preparar da forma mais "light" possível e COM MODERAÇÃO.

Em cada mês, 5 regras podem ser quebradas UMA E SÓ UMA VEZ!

Starting.................................... NOW!!!!

Vamos lá fazer a balança da obesidade pender para o lado contrário!
Agradeço se alguém quiser colaborar com regras extra ou contradizer alguma!

Prometo que vou tentar incluír uns menus porreiros no BimbyLight!!!

2 comentários:

  1. POis, isso para mim não é fácil.
    Já consegui introduzir na minha alimentação uma peça de fruta por dia :) e viva o "carrinho da fruta".
    Ah! Já consegui outra coisa, os fritos, muito raro comer... :)

    ResponderEliminar